Quer largar o terminal? Saiba que isso é possível!

Bom, não digo que desinstalar o Terminal é possível, mas não usá-lo também não é impossível! Bem, a maioria das distribuições mais famosas (Fedora, OpenSUSE, UBUNTU) evitam bastante à entrar no Terminal.

Quer saber como instalar programas sem executar o terminal? Essa dica vale para o Ubuntu, pois uso Ubuntu, mas tentem adaptá-la para as suas distribuições.

APT-GET EM MODO GRÁFICO

Ao invés de digitar: apt-get install ou coisas complicadas para você, basta você entrar em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic e procurem o pacote pedido. É só procurar por ele😀 Assim você evita no máximo ver o terminal em ação.

APT-GET UPDATE

Serve apenas para atualizar seus pacotes. Para atualizá-los sem mandar um sudo apt-get update no terminal é muito simples. Vá em Sistema > Administração > Gerenciador de Atualizações e clique no botão Verificar para ver se há alguma atualização.

DESCOMPACTANDO ARQUIVOS

Tá! Em algum site para linux você já deve ter ouvido que você usaria o terminal para instalar aquele .deb que você acabou de baixar. Tipo, executaria o comando: dpkg -i “pacote” mas saiba que isso não é necessário! Simplesmente clique duas vezes no arquivo, espere e clique em Instalar Pacote. Evitou usar o terminal mais uma vez, hein?😀

MUDAR PERMISSÕES

Alguma vez já te falaram pra dar um comando que era chmod algumacoisa? Tá, saiba que esse comando não é necessário! É só ir na pasta onde está o arquivo, clicar com o botão direito nele, ir em Propriedades e selecionar a guia Permissões.😛

São alguns jeitos de você largar o terminal! Se conhece outros, me avise!

Um comentário sobre “Quer largar o terminal? Saiba que isso é possível!

  1. Eu tentava entender o que era esse comando “chmod”, e agora foi que eu entendi. Era aquela guia de permissões nas propriedades que eu sempre usei! E o tal “dpkg -i” era o tempo todo os dois-cliques que eu dava em pacotes .deb! Agora eu entendo o que realmente acontecia quando eu fazia isso! No interior do sistema, eram executados esses comandos! Obrigado, cara.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s