Instalando Máquinas virtuais

Máquinas virtuais são simplesmente, máquinas que executam Sistemas Operacionais sem desligar o seu sistema existente. Instalando o sistema por cima do outro. É muito simples esse conceito. Uma pequena desvantagem é a velocidade, pois o sistema estará rodando por cima de outro.

Você pode executar qualquer sistema operacional por cima de outro sistema. Por exemplo: Tenho apenas o Ubuntu instalado no meu PC e quero o Windows, mas não quero perder o Ubuntu e não quero um dual-boot. O que você faz? Instala uma máquina virtual! Que máquinas virtuais eu instalo? Existem dois programas emuladores que fazem muito bem esse trabalho. O VMWare player e o VirtualBox!

Quer saber como instalá-los? Então lá vai!

VMWare Player

Vá no site http://www.vmware.com/products/player/ e faça o Download do VMWare.bundle, que é mais recomendado. O arquivo .rpm só serve para Linux baseados no Red Hat, tipo o Fedora, OpenSUSE, etc. Você também pode converter o .rpm para .deb, mas não vai adiantar porque de um jeito ou de outro você vai ter que instalar pelo .bundle.

Após baixar o arquivo .bundle da versão mais nova do VMWare, abra o terminal e entre como root (sudo su para usuários Ubuntu). Arraste o arquivo para o terminal e irá aparecer onde ele está entre ‘ ‘. Aperte “Enter” e comece o processo de instalação.

Agora é só olhar no Menu Aplicativos > Sistema e lá estará o VMWare Player.

VirtualBox

Existem 2 jeitos de se instalar o VirtualBox no Ubuntu. Abrindo o Adicionar/Remover Programas e procurando pelo VirtualBox. Esse pode ser o método mais fácil, mas saiba que estará instalando uma versão antiga do VirtualBox.

Para instalar uma versão mais nova, entre nesse site: http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads e baixe o pacote de acordo com a sua distribuição.

Feito isso é só abrir o pacote e clicar em Instalar Pacote. Pronto!

O VirtualBox aceita qualquer arquivo .iso ou .vmx (do VMware). Porém, o VMWare Player só aceita arquivos .vmx e .vmdx.

Se quiser testar sua máquina virtual, vá em frente! No Virtual Box você não pode se esquecer de configurar tudo antes de usar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s