Comparação de Instalações: Ubuntu v.s Windows XP

Você já instalou o Windows XP na sua máquina? Lembra-se de como é a instalação? Não? Ora, eu refresco pra você! Agora nós vamos fazer uma comparação com a instalação de um Windows XP SP2 v.s Ubuntu 9.04! Se ligaí!

Windows XP SP2

Pegue seu CD do XP e insira-o no drive de CD. Reinicie e coloque sua máquina para bootar pelo CD, mexendo nas configurações de boot. Agora aperte qualquer tecla pra bootar pelo CD. Ele vai carregar um monte de coisas… Agora é só começar a instalar. Aperte enter. Concorde com a licença da Microsoft apertando F8. Formate a partição onde quiser instalá-lo. *Aguarde 50 minutos, aproximadamente*. Agora é só deixar ele baixar os pacotes, o que demora vários minutos (aproximadamente 30 minutos).

Depois de tudo isso, reinicie seu computador, tire o CD e ele vai carregar a instalação e Configuração do Windows. Coloque o CD de volta. Ele vai baixar uns pacotes e você tem de responder perguntas sobre sua rede e seu usuário, seu fuso horário e coisa do tipo. Agora aguarde uns 39 minutos pra concluir a instalação enquanto você vê aquelas coisas sobre o Windows XP. Você também tem que colocar a chave de registro do XP. Aí você conhece um pouco mais do XP. Coisa boa né? Depois de instalado, reinicie o computador e retire o CD do Windows. Ele vai iniciar corretamente, porém, com uma resolução exagerada. Insira o driver da placa-mãe e siga as instruções (vá no next>next>…). Reinicie o computador. Agora, talvez ele peça outro driver, ou o da placa-mãe pode ficar. Aí você reiniciará o seu computador quantas vezes for pra aplicar as mudanças. Uffa! Pronto, posso usar? Não! Você tem que pegar os programas para uso. Se tiver eles em CD, fica melhor ainda. Mas se não tiver, ferrou… Baixe tudo na internet (seu pacote office, um navegador melhor [se quiser], photoshop ou gimp, adobe reader, windows live messenger, etc.). Uffa! Quanta coisa! Agora…. configure sua rede. :D. Agoooora sim você pode usar o sistema como bem entender.

Ubuntu

Pegue seu CD do Ubuntu, insira-o no drive de CD e reinicie… Se o seu micro não tiver configurado para dar boot no CD, é só configurar no Setup (apertando del enquanto seu computador inicia). Aí é só salvar. Assim que bootar, escolha sua linguagem e o que quer fazer… Recomendo você testar o Ubuntu sem qualquer mudança, que então você pode fazer outras coisas enquanto instala. Aí é só clicar no botão de instalar, escolher a linguagem preferida, fuso horário, padrão de teclado, onde instalar o Ubuntu (talvez você tenha de especificar), nome de usuário, do computador e uma senha para entrar no sistema; Caso tenha outro SO instalado, ele pedirá para migrar certos arquivos. Você quem sabe. Aí é só avançar, ler o que ele irá fazer e avançar que ele instalará em menos de 15 min. Enquanto isso, você pode navegar pela internet, conversar com os amigos através do Pidgin, e muito mais. Aí, quando terminar a instalação ele perguntará se você quer ou não reiniciar. Quando estiver reiniciando, ele abrirá (ou não) o drive de CD. Retire o CD, feche o drive e aperte enter. Reiniciado, você não demorará nem 25 segundos para entrar no sistema. Caso tenha uma placa de vídeo, ele detectará e é só ativar. Ele checará as atualizações que você pode ou não instalar. Você já pode usar, caso precise de um programa, procure no Adicionar/Remover Programas, no Gerenciador de Pacotes Synaptic ou até na internet.

Anúncios

Um comentário sobre “Comparação de Instalações: Ubuntu v.s Windows XP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s