Distribuições mais recomendadas!

Se você é novo no Linux e não sabe qual distribuição escolher… Então vou “recomendar” algumas distribuições muito boas, pelo menos que me recomendaram! E outras que eu já usei e recomendo!

UBUNTU

Eu não poderia deixar de lado o Ubuntu, do qual eu sempre falo e uso com gosto mesmo! O Ubuntu é uma ótima distribuição, perfeita pra iniciantes, e esse blog pode te ajudar nas primeiras dúvidas que tiver sobre o sistema! Basta perguntar nos comentários! O Ubuntu foi idealizado pelo milionário Mark Shuttleworth, um sul-africano. O Ubuntu é livre, gratuito e tem uma grande proposta: ser usável e fácil para qualquer pessoa! Sem barreiras! Baseado no Debian, o Ubuntu se tornou em poucos anos umas das distros mais usadas no mundo!

Ubuntu 10.04 LTS Lucid Lynx

http://www.ubuntu.com/ – Site para download

http://www.ubuntuforum-br.org/ – Se tiver qualquer dúvida, ou erro, entre, se cadastre e pergunte!

DEBIAN

Não, não podemos esquecer do Debian! O Debian é uma das distros mais antigas que vivem até hoje, nascida em 1993! Ela só é mais nova que o Slackware, o Debian é a base para o Ubuntu e é uma das distros mais “livres” que há! Também é uma das mais estáveis que conhecemos. Ela tem suporte a MUUUITAS arquiteturas de computador… Não só i386 e amd64, como a maioria das distribuições! Já foi portada para:

  • Motorola 68k (m68k)
  • Sun SPARC (sparc)
  • Alpha (alpha)
  • Motorola/IBM PowerPC (powerpc)
  • ARM (armel/arm)
  • CPUs MIPS (mips e mipsel)
  • HP PA-RISC (hppa)
  • IA-64 (ia64)
  • S/390 (s390)
  • AMD64 (amd64)

E para saber mais sobre esses ports: http://www.debian.org/ports/.

O Debian é dividido em Debian estável e instável. A versão estável mais nova é a Debian Lenny 5.0.2. Ah, sem falar de que os codinomes são de personagens do filme Toy Story, não me perguntem porque fizeram isso! O Debian vem todo com programas livres e opensource!

Debian Lenny 5.0

Para mais informações e download: http://www.debian.org/index.pt.html

Não se assuste, o Debian tem várias .isos mesmo! Baixe só a 1ª se quiser! Não é necessário todas as outras.

KDuXP

Eu já falei sobre o KDuXP aqui, não foi? Bom, pois é, o KDuXP é uma distro baseada no Ubuntu. Digamos que é um “remaster” do Ubuntu. Mas o KDuXP é completo! Ele vem com tuuudo mesmo! Codecs, plugins e etc! Além de ter um visual que lembra muito o Windows! Ele pode pesar um pouco (sua .iso pesa uns 3 GB), mas vale a pena instalar porque ele tem um monte de facilidades!

KDu

Linux KDuXP

Para mais infomações, download e ajuda de qualidade: http://www.linuxkduxp.com/

SLACKWARE

Bom, eu nunca usei Slackware, mas me falaram que é muito bom. Bom, pelo menos não recomendam para iniciantes, mas para pessoas mais avançadas! É uma distro extremamente leve e estável! Roda em computadores antigos e é a mais antiga que vive até hoje! O Slack é rápido e totalmente manual. Você pode fazer de tudo! Por isso, não é recomendada para iniciantes.

“O Slackware Linux (ou simplesmente “Slack”) tem como objetivo manter-se fiel aos padrões UNIX, rejeitando ferramentas de configuração que escondam do usuário o real funcionamento do sistema. Além disso, o Slackware é composta, apenas, do empacotamento de aplicativos em versões estáveis (que diferem das versões betas e de pré-lançamentos, ainda em condições de testes), e sem alterações feitas fora dos times oficiais de desenvolvedores.” Fonte: Wikipédia.

Slackware 13 com KDE 4.2

Informações: http://www.slackware.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s