Tablet no Linux

Bom, eu sou ainda um pouco leigo no assunto de graphic tablet, mas eu possuo uma C3 Tech TB141 que reconhece 1024 níveis de pressão na caneta. Esse post foi feito justamente para aqueles que tem problemas com tablets do tipo no Linux… Eu não sei se o método vai funcionar direito, mas siga os passos e veja se funciona!

O verdadeiro motivo de eu estar postando sobre isso é que eu tive que fazer o maior sacrifício para fazer a tablet e a pressão funcionarem no Ubuntu 10.10 (mais precisamente o Linux Mint 10). A tablet não funcionava de jeito nenhum! Nem mexia o cursor nem escrevia! Com o Ubuntu 10.04 funcionava a tablet… mas não a pressão! Eu procurei diversos tutoriais na internet, instalei diversos drivers e testei diversas configurações diferentes, mas nenhuma funcionava! Até que eu achei um post salvador no Ubuntu Forums…

Mas calma aí, eu não sei se o método que me salvou também te salvará, então vou postar vários métodos que podem te salvar…

Tutoriais variados

A primeira coisa que descobri enquanto tentava fazer que minha tablet funcionasse no Linux foi que minha C3 Tech TB141 é uma tablet que usa a tecnologia da empresa americana Waltop. Se sua tablet é uma C3 Tech TB106, saiba que a sua também usa a tecnologia Waltop. Vasculhando o Google, eu encontrei um site de um desenhista adepto do Software Livre chamado Mozart Couto, e ele deu a seguinte dica: http://blogdodesenhador.blogspot.com/2010/02/driver-de-tablet-para-linux.html… Se porventura você não conseguiu ver o post, ele disse que a Waltop lançou um driver para Linux, para fazer download do mesmo, aqui vai: http://www.waltop.com.tw/file/Download/News420090811001_b.zip.

Eu tentei instalar o driver, mas o modo de instalação é muito complexo. Se você usa ainda o Ubuntu 9.10, pode seguir essa dica aqui: http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=8802271&postcount=23 para instalar o driver. Se você não sabe inglês, vou transcrever a dica:

Baixe o driver da Waltop (que eu já pus em cima). Eu não conseguia compilar, sempre dava erro… Mas aí eu obtive uma ajuda do Favux.

Digite os seguintes comandos no terminal:

sudo apt-get update

sudo apt-get install build-essential automake xserver-xorg-dev x11proto-input-dev libx11-dev libxi-dev

sudo apt-get upgrade

cd /PASTA_ONDE_VOCE_BAIXOU_O_DRIVER/

unzip News420090811001_b.zip

cd /pasta_onde_baixou_o_driver/WaltopTablet_091202/WaltopTablet/linuxwaltop-0.8.4/src/xdrv

gedit xf86Wacom.c (adicione uma linha após a linha 92, e nela escreva o seguinte: #include "fcntl.h")

cd ../../

chmod +x configure

./configure

make

sudo make install

sudo cp ../drv/2.6.30.1/10-waltop.fdi /usr/share/hal/fdi/policy/20thirdparty/

sudo reboot

Bom, eu segui todas as instruções do tutorial, mas não funcionou… Parece que só funciona no 9.10… Então procurei mais tutoriais.

Este tutorial (em inglês) pode te ajudar, dependendo de qual seja sua tablet. Mas eu não segui ele inteiro.

Minha Salvação

Bom, a minha salvação veio justamente destes dois tópicos: [1] e [2]. Os dois estão em inglês. Vou tentar reproduzir o que eu fiz para que a minha tablet funcionasse:

Eu instalei no Synaptic o driver xserver-xorg-input-wacom.

Eu digitei primeiro o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:doctormo/xorg-wizardpen && sudo apt-get update && sudo apt-get install xserver-xorg-input-wizardpen

Esse comando faz com que seja adicionado os ppas do Doctormo e do WizardPen no seu Ubuntu. Ele também instala o driver Wizardpen.

Reiniciei o computador!

Depois digitei:

cat /proc/bus/input/devices

Isso serve pra saber em qual event estava minha tablet! (ESSENCIAL!) O meu estava assim:

I: Bus=0003 Vendor=172f Product=0500 Version=0110
N: Name=”WALTOP International Corp. Media Tablet”
P: Phys=usb-0000:00:1d.0-1/input0
S: Sysfs=/devices/pci0000:00/0000:00:1d.0/usb2/2-1/2-1:1.0/input/input3
U: Uniq=
H: Handlers=sysrq kbd mouse0 event3
B: EV=10001f
B: KEY=c03 0 1f0001 0 0 0 0 e08effdf 1cfffff ffffffff fffffffe
B: REL=143
B: ABS=1fffff00 1000003
B: MSC=10

Ali você achará o “event” da sua tablet. No meu caso é o event3!

Seguindo um dos tutoriais, digitei no terminal:

gksudo gedit /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-wacom.conf

E editei o começo:

Section “InputClass”
Identifier “Wacom class”
# WALTOP needs a patched kernel driver, that isn’t in mainline lk yet,
# so for now just let it fall through and be picked up by evdev instead.
MatchProduct “Wacom|WALTOP|WACOM”
#    MatchProduct “Wacom|WACOM”
MatchDevicePath “/dev/input/event*
Driver “wacom”
EndSection

O que pode ter acontecido de não ter funcionado comigo, é que eu não alterei esse event* que eu pus em vermelho aqui. Altere para aquele event que você conseguiu através do comando cat /proc/bus/input/devices. Reinicie e computador e veja se funcionou. Se não funcionou, continue o tutorial.

Tá, então seguindo o outro tutorial, eu editei o driver do WizardPen, já que o do Wacom não funcionou! No terminal:

gksudo gedit /usr/share/X11/xorg.conf.d/70-wizardpen.conf

E editei:

Section “InputClass”
Identifier “WizardPen class”
MatchIsTablet “on”
MatchProduct “WALTOP”
MatchDevicePath “/dev/input/event3
Driver “wizardpen”
Driver        “wizardpen”
EndSection

Section “InputClass”
Identifier “WizardPen ignore mouse dev class”
MatchIsTablet “on”
MatchProduct “WALTOP”
MatchDevicePath “/dev/input/mouse*”
Option “Ignore” “yes”
EndSection

Dessa vez sim eu alterei o event!

Reiniciei o computador e o negócio já começou a dar resultado, o cursor já se movia com a tablet, mas a pressão ainda não funcionava! Então fiz o seguinte, segundo mandava o tutorial:

sudo wizardpen-calibrate /dev/input/event3

Isso serve pra calibrar sua tablet. Ele pede pra que você clique, com a caneta, em um dos cantos quaisquer da tablet. Assim que você clicar, você tem que clicar no lado oposto. Depois ele te mostra o resultado. O meu foi esse:

Driver “wizardpen”
Option        “Device”    “/dev/input/event3”
Option        “TopX”        “197”
Option        “TopY”        “373”
Option        “BottomX”    “16292”
Option        “BottomY”    “16370”

Mas o que fazer com isso? Simples, digite isso:

gksudo gedit /usr/share/X11/xorg.conf.d/70-wizardpen.conf

E adicione lá. Veja como ficou o meu:

Section “InputClass”
Identifier “WizardPen class”
MatchIsTablet “on”
MatchProduct “WALTOP”
MatchDevicePath “/dev/input/event3”
Driver “wizardpen”
Driver        “wizardpen”
Option        “Device”    “/dev/input/event3”
Option        “TopX”        “197”
Option        “TopY”        “373”
Option        “BottomX”    “16292”
Option        “BottomY”    “16370”
EndSection

Section “InputClass”
Identifier “WizardPen ignore mouse dev class”
MatchIsTablet “on”
MatchProduct “WALTOP”
MatchDevicePath “/dev/input/mouse*”
Option “Ignore” “yes”
EndSection

Salvei, reiniciei e logo que loguei, abri o GIMP e vi que a pressão funcionava! Glória a Deus!

Se quiser seguir os tutoriais, pode ir! Recomendo seguir todos os que lhe passei! Se você não pegou nenhum ainda, aí vai uma lista de links que podem te ajudar:

[1] (Inglês)

[2] (Inglês)

[3] (Inglês)

[4] (Inglês)

[5] (Português)

[6] (Inglês)

[7] (Inglês)

Não se incomode com os links estarem em inglês, o Google Tradutor pode te dar uma noção do que é, mas não confie totalmente nele.

Se este tutorial te ajudou, comente! Se não funcionou contigo, também comente! Se esse tutorial não serviu pra você, comente também!

11 comentários sobre “Tablet no Linux

  1. Eu fiz tudo que você indicou na 2a. parte do post.
    Isso desprogramou meu Edubuntu 10.10 totalmente.
    Ele não abriu mais nem em modo de segurança.
    Tive que reformatar o computador, e não consegui que meu tablet funcionasse.
    Você tem outra dica para c3 tech TB-08F?
    Grato

  2. Eu já instalei o xserver-xorg-input-aiptek.
    E também já “ativei” a mesa no gimp e no inkscape.
    E tudo isso na versão 11.04 do Ubuntu.
    Infelizmente não deu certo mesmo.
    Eu já conhecia o blog Desenhador e segui as dicas do Mozart. Estranhamente no meu Synaptic não aparece o wizarpen (o último que ele manda instalar).
    Acho que vou ficar sem mesa. Obrigado por tentar ajudar.

    • No Inkscape acho que não funciona. Mas é necessário ativar no GIMP utilizando o modo “Tela” (Screen).

      Pra instalar o Wizardpen: sudo add-apt-repository ppa:doctormo/xorg-wizardpen && sudo apt-get update && sudo apt-get install xserver-xorg-input-wizardpen

      Tente também o software MyPaint pra ver se a pressão funciona. Afinal, a mesa toda não funciona ou só a pressão?

      • Ah, e o pessoal do Xorg-edgers também possui um ppa. Talvez os drivers mais novos possam te ajudar:

        Adicione no terminal: sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa

        Depois um sudo apt-get update e atualize os pacotes do xserver-xorg… Provavelmente eles adicionaram compatibilidade com a C3 Tech 08F!

      • Nada funciona nem no Gimp nem no inkscape.
        O cursor nem se move.
        Estou tentando outra dica sua: baixar o OpenSuse e ver se lá o tablet é reconnhecido automaticametne.

  3. O OpenSUSE possui um suporte muito bom pra tablets. O Fedora também. Aconselho testar também o Fedora porque é uma distro muito boa…

    Você falou do Inkscape, mas o estranho é que nem no Windows minha tablet funciona no Inkscape.

    Ah, e se você tiver dual-boot com o Windows eu vou te avisar de uma coisa que acontece comigo: se você loga no Windows e depois vai pro Linux, a tablet não vai funcionar! Pra funcionar você precisa fazer o seguinte:

    Desligar o computador e o estabilizador e depois ligar no Linux primeiro; ou então desplugar a tablet do USB e voltar a plugar pra funcionar. Não sei porque isso acontece.

    • Desde o Vista desistimos definitivamente do windows.
      E nunca nos arrependemos da escolha. Hoje uso muito o Ubuntu e o ArtistX, que é uma suíte baseada no Ubuntu.
      O ArtistX já vem com 2500 programas instalados – os melhores do linux.
      Com isso você testa os programas sem precisar baixar nada. Só precisa pegar o DVD e usar. Pode usar LIVE pra testar, e ele funciona bem.
      Eu fiz isso durante alguns meses. Depois particionei o HD (Vista + ArtistX). Por fim abandonei definitivamente o windows.
      Nos lançamos no desafio de ser o primeiro estúdio de vídeo no Brasil a trabalhar profissionalmente com linux. Deu certo. Hoje o Estúdio é referência no chroma-key feito com linux.

  4. Agora o tablet está funcionando no Ubuntu 11.04
    Ele funciona no Inkscape e no Gimp.
    O que eu fiz foi trocar a pilha que veio junto com o tablet: ela estava descarregada (acredita numa coisa dessas?).
    Toda vez que eu reinicio o computador tenho que reativar a opção do tablet.
    Tem um jeito da opção ficar programada direto?

    Muito obrigado mesmo por toda a sua ajuda!!!!

    • Opa hahaha! Eu disse que o problema não era com o Linux, Hahahaha.

      Reativar a opção do tablet? Hmm… estranho, a minha fica ativada direto, mesmo quando reinicio o PC, GIMP, MyPaint… Enfim, quando for ativar a opção é só clicar em Salvar pra ver se dá certo, agora, não sei se foi isso mesmo que você quis dizer.

      Bom, fico feliz por ter ajudado em alguma coisa pelo menos.

      Lembre-se de verificar sempre se a pilha tá novinha. A TB141 vem com umas luzes azuis na tablet que interagem com a caneta. Se a pilha da caneta tá fraca a luz também fica fraca… Enfim, não sei muito como funciona porque minha pilha nunca acabou. Hehe.

      Volte sempre aqui, estou à disposição ;D

Deixe uma resposta

