LXDE vs XFCE

O post foi pego do blog Badsystem que é de um amigo meu. Créditos ao Valter, do Badsystem.

Ando percebendo pelas estatísticas do WordPress que muita gente quer saber sobre as tais interfaces gráficas do GNU/Linux, BSD e talz, então vou começar essa série de comparações entre interfaces gráficas. Começando pelas duas mais leves: XFCE e LXDE. As duas interfaces são muito leves e recomendadas para computadores antigos… Mas qual delas é a mais leve mesmo?

 

LXDE
XFCE

Sem mais delongas, o Lxde é mais leve que o Xfce. O consumo de memória e da CPU do Xfce é um pouco mais alto do que o do Lxde. O Xfce puro inicia consumindo cerca de 59mb de memória ou um poucos mais, e em alguns casos até menos.

Já o Lxde também puro inicia consumindo cerca de 30mb de RAM , realmente… são míseros megabytes, mas para quem tem uma máquina com poucos recursos é sempre bom economizar alguns MB =P

Ps: esse teste foi realizado em uma maquina rodando Arch Linux e Debian Linux, com os mesmos serviços rodando, nas duas distros o resultado foi o mesmo.

Algumas dicas extras:

Para ter mais desempenho em aplicações Gtk em um desses gerenciadores de janelas sempre selecione temas leves, os temas do Xfce são um bom exemplo de temas leves apesar de feios xD, use sempre alternativas leves de aplicativos Gtk.

Links uteis:

Site oficial do Xfce:

http://www.xfce.org

Site oficial do Lxde:

http://www.lxde.org

A comparação é um pouco antiga, mas deve valer até hoje. Qualquer coisa eu faço um teste novo com as versões mais novas do LXDE e do XFCE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s