Guia do Iniciante em Ubuntu – Habilitando Efeitos Visuais

Você, iniciante em Linux, provavelmente chegou até o mundo do Linux porque viu no YouTube ou em qualquer outro site de vídeos aqueles maravilhosos efeitos visuais! Resolveu então instalar porque eles pareciam muito lindos, mas quando chegou no Ubuntu viu que não era nada disso e agora ficou frustrado por causa disso. Não fique assim, é muito mais simples do que parece e eu vou te ensinar como habilitar esses efeitos sem complicação aqui no Ubuntu 11.10.

1. Escolha sua versão

Primeiro, tenha o Ubuntu 11.10 ou anterior em mãos, porque este tutorial usará a Central de Programas Ubuntu (ou o Adicionar ou Remover Programas, nas versões anteriores ao 9.10). Instale-o e, se quiser, instale o driver proprietário da sua placa de vídeo pois ele dará um suporte melhor (ou não. Eu recomendo ainda não instalar! Termine o tutorial e, se não der muito certo, instale o driver proprietário pra ver se fica melhor).

2. Central de Programas Ubuntu

Abra a Central de Programas Ubuntu, pois é lá que pegaremos o programa que faz isso. Procure por Compiz.

Perceba que, se você não usa o Unity 2D, o primeiro pacote Compiz está instalado, mas nós não podemos configurá-lo. Por isso, instale o pacote Gerenciador de Configurações do CompizConfig, que está selecionado na imagem acima.

Agora vá no painel e clique no menu (o ícone do Ubuntu) e procure por Compiz.

Compiz Config

Clique no botão do Gerenciador de Configurações CompizConfig e ele abrirá essa janela:

Janela do Compiz Config

Chegando nisso, é só habilitar os efeitos que quiser! Cubo da área de trabalho, água na tela, e etc. Clique nos ícones pra ver como eles funcionam (os atalhos que fazem funcionar) e habilite-os.

Divirta-se!

OBS.: Não é todo o computador que suporta os Efeitos Visuais. Se não funcionar no seu computador, provavelmente é porque ele não aguenta os efeitos visuais, então procure se informar sobre as configurações do seu computador pra saber se são boas o suficiente para executar.

OBS².: Não recomendo ficar brincando muito com o Compiz com o Unity no Ubuntu. Procure não desativar os padrões do Unity, porque senão o sistema buga e a interface some… Para melhores efeitos, eu recomendaria o GNOME Clássico, mas não sei como instalá-lo. Ele está presente no Ubuntu 11.04, 10.10, 10.04, 9.10, 9.04 e anteriores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s