Synfig Studio

Esta semana tive de fazer uma animação para um trabalho de escola e passei 3 dias fazendo em um programa proprietário, num vídeo que ficou em 3 minutos. Fiz a animação quadro-a-quadro no Adobe Flash CS5, utilizando algumas vezes o recurso Tween (em que eu faço dois quadros separados por um tempo e o Flash completa o intervalo automaticamente, sem necessidade de programar quadro-a-quadro.).

Esta experiência me fez criar gosto pelas animações. Mas, eu sei que na área do software livre também há softwares muito competentes para fazer animações. O motivo de eu ter feito num programa proprietário é que eu já conhecia o programa de experiências anteriores e o prazo era curto para a entrega da animação, então eu não tinha tempo de aprender a mexer nos programas livres.

Eu já conhecia o Synfig Studio, mas não sabia mexer, e é dele que eu venho falar pra vocês! Ele é um programa OpenSource, completamente gratuito e de alto nível que permite tanto animações vetoriais quadro-a-quadro quanto animações inteiras com o recurso Tween, economizando tempo, recursos e pessoas no trabalho, deixando a animação muito mais suave.

Ele tem versões para Windows, Mac e Linux e possui uma documentação completa em português para te ajudar a usar o programa! É uma bela alternativa livre ao Flash!

Um exemplo de animação que está sendo produzida no Synfig é o MoreVNA, um anime opensource em desenvolvimento.

Download

O programa também se encontra na Central de Programas Ubuntu. É só buscar por Synfig.

2 comentários sobre “Synfig Studio

Deixe uma resposta

