Ubuntu 11.10 Review

Ontem não tive tempo de postar uma review, mas hoje já estou postando pra vocês aqui.

Já começando, sem enrolações maiores:

O Ubuntu 11.10 mudou muito desde a última versão. O Unity mudou muito e agora tem transparências, efeitos mais suaves e o design ficou muito mais bonito.

Meu Desktop Ubuntu 11.10 (clique para ampliar. 1360x768))

Não achei um jeito fácil de mudar para o GNOME clássico e também não achei o GNOME 3!

Diversas mudanças aconteceram principalmente na Central de Programas Ubuntu, com mais aplicativos pagos e mudanças no design:

Central de Programas Ubuntu, com destaque no jogo Braid! (clique para ampliar)

Só fazendo um parênteses aqui, o jogo que está em destaque, o Braid, é um jogo pago, mas é muito bom e muito inteligente, recomendo que comprem.

Durante a instalação, notei diversos problemas de tradução no instalador, com partes em inglês. Pode ser um problema pra quem instala o Ubuntu pela primeira vez.

Se não me engano, o serviço Ubuntu One também ganhou um upgrade agora. Eu não usava o serviço, serei sincero, mas me parece que agora ele ganhou um upgrade de espaço de armazenamento. Antes era de 2 GB, agora é de 5 GB.

Lançador do Ubuntu One

Outra mudança inteligente da Canonical foi a mudança do Evolution para o Thunderbird como gerenciador de e-mails! Eu não costumava utilizar o Evolution e nunca tinha usado o Thunderbird, mas resolvi utilizar e me impressionei! O Thunderbird é muito mais inteligente que o Evolution e é perfeito para gerenciamento de e-mails!

Thunderbird em execução

Foi só eu pôr meu e-mail e senha que ele descobriu os protocolos necessários para o recebimento de e-mail e tudo mais. Não tive que configurar nada, foi só dar OK e ele estava lá recebendo meus e-mails!

Está inclusa agora uma janela de configurações de sistema, com suporte para Graphics Tablets da Wacom:

As configurações do Sistema

As configurações da aparência do Sistema também mudou em relação ao tradicional do GNOME!

Configurações de aparência

E, pra finalizar, quem também ganhou um Upgrade de design foi o Nautilus, num design que lembra muito o Finder do Mac OS X:

Nautilus

Para efeito de comparação com o Finder:

 

Por enquanto é isso, um review apenas visual do Ubuntu 11.10, pois ainda não tive tempo de pôr à prova o potencial deste Ubuntu. Visualmente está lindo, melhor do que qualquer outro SO com GNOME… Pra testar a estabilidade, eu preciso é de tempo.

Um comentário sobre “Ubuntu 11.10 Review

  1. Pingback: Unity 8 e o novo Mir | Livre Linux

Deixe um comentário

