Guia do Iniciante em Ubuntu – Habilitando o Driver proprietário

Por padrão, o Ubuntu não habilita o driver de vídeo proprietário, utiliza um driver opensource para sua placa de vídeo. O problema é que dependendo da placa de vídeo o driver opensource não é tão bom.

Se sua placa é NVIDIA, por exemplo, o driver ainda não está muito bom, mas a NVIDIA desenvolve drivers proprietários muuuito bons para Linux. No caso das placas AMD/ATI (Radeon), a história já é outra. A ATI jogou na mão da comunidade o driver e não desenvolve drivers proprietários muito bons. Os drivers opensource da placa quebram um galho, mas ainda há muito a ser feito.

Então, aqui vai a dica de como instalar o driver proprietário da sua placa de vídeo no Ubuntu 11.10 (vale pras outras versões também)!

Vá no menu do Unity e procure por Driver e abra o único programa que está lá. Se você estiver numa versão antiga no Ubuntu, vá em Sistema > Administração > Drivers Adicionais.

No meu caso, aparecem 2 drivers nesta janela. Minha placa é uma ATI Radeon HD 4650, então neste caso não faz diferença ativar um ou ativar o outro. Ative qualquer um. Se sua placa é NVIDIA ative o que o Ubuntu recomendar…

Assim que ativado o Ubuntu se encarrega de baixar e instalar o driver. Após todo esse processo, reinicie o seu computador para que o Driver seja aplicado e você possa enfim desfrutar dele.

9 comentários sobre “Guia do Iniciante em Ubuntu – Habilitando o Driver proprietário

  1. Olá, boa tarde.

    Minha placa é a mesma que a sua. Consegui instalar a segunda (da figura) porém a primeira dá um erro, pedindo pra eu verificar o arquivo /var/log/jockey.log. Já viu algo parecido?

    Obrigada.

    • Não sabia de algo assim, pois não instalei o driver proprietário da ATI.
      Acho estranho isso, mas pesquisando na internet me parece que /var/log/jockey.log deve ser um log do programa que tentou instalar o driver. O programa Jockey (que é o que instala os drivers no ubuntu) pode ter falhado e os detalhes da falha estão nesse arquivo.

      Felizmente você conseguiu instalar pelo segundo driver. Não acho que seja problema do driver, no máximo deve ser do programa só.

    • Qual sua placa de vídeo? Se ela for ATI, você deve ir no ATI Catalyst para mudar a resolução. Se for NVIDIA, você deve ir nas configurações da NVIDIA ou então nas configurações da sua distro Linux para mudar o tamanho…

      Se não reconhece o monitor, mude por si mesmo a resolução.

  2. Olá, minha placa é uma ATI 3000 series, quando vou no menu drivers adicionais, no kde 4.7.4 e clico em ativar, me aparece a mensagem “você não está autorizado a executar essa ação

    • Acontece o seguinte, amigo, neste Ubuntu 11.10 houve uma “revolução” na interface do Ubuntu que já vinha acontecendo no Ubuntu 11.04. O antigo GNOME, que tinha aplicativos, locais, sistema, foi substituído por uma interface chamada Unity, que assemelha-se ao Windows 7 e Mac OS X, que é essa barra do lado.

      O GNOME Panel, que era o serviço que oferecia aquela interface de Aplicativos, Locais, Sistema, foi descontinuada.

      Se você quiser aquela barra, você precisa instalar um pacote chamado “Gnome Clássico”, que eu expliquei como instalar aqui: https://livrelinux.wordpress.com/2011/10/18/guia-do-iniciante-em-ubuntu-instalando-o-gnome-classico/

  3. Aqui funcionou, minha placa e uma Geforce 765M, porem mesmo apos ter instalado o driver certinho, quando vou em detalhes ainda aparece na parte grafico a placa da intel que vem onbord

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s