Guia do Iniciante em Ubuntu – Afinal, o que é Unity?

Talvez você tenha entrado no blog e visto eu falar muito do Unity que foi incluído agora no Ubuntu. Você pode até ter acabado deduzindo pelas imagens que mostrei o que é o Unity, mas se ainda não conseguiu deduzir, eu vou te mostrar o que é o Unity.

Se você já leu o post “Afinal o que é KDE, GNOME, XFCE, LXDE?” (provavelmente você leu, porque é o post mais visualizado do blog) provavelmente já tem uma ideia do que são interfaces gráficas.

O Unity também é uma interface gráfica, mas ele não é uma interface independente.

Você: Como assim ele não é uma interface independente? Explica isso direito!

Explico. Bom, o Unity é um projeto do Mark Shuttleworth (criador da Canonical e do Ubuntu) de renovar as interfaces gráficas se baseando numa interface gráfica conhecida. O que foi que o Shuttleworth fez? Ele pegou o GNOME e renovou ele, transformando-o em Unity.

Você: Quer dizer que ele pegou o código do GNOME e criou um projeto independente?

Não. O Unity usa o GNOME ainda como base. Ele é apenas um complemento do GNOME. Portanto não deixa de ser o GNOME.

Você: Quais são as diferenças?

Tecnicamente NENHUMA. Visualmente… bem, dê uma olhada:

GNOME normal, sem Unity

GNOME com Unity

A diferença principal no visual é essa barra na esquerda do Unity, que dá um estilo Windows 7/Mac OS X para o sistema operacional. A barra superior também interage com as janelas.

Outra diferença é que o GNOME sem Unity (o chamado GNOME Clássico ou GNOME-Panel) é totalmente personalizável. É possível adicionar mais painéis dos lados, adicionar tudo o que quiser, enquanto o Unity não dá pra personalizar. Só adicionar programas à barra esquerda, trocar o tema e mais nada.

Resumindo tudo o que eu falei: O Unity é só uma “extensão” do GNOME. Ele não deixa de ser o GNOME. As pessoas confundem muito isso dizendo: “Quero o GNOME de volta, eu não gosto do Unity” porque na verdade Unity é GNOME, mas GNOME não é Unity.

Anúncios

9 comentários sobre “Guia do Iniciante em Ubuntu – Afinal, o que é Unity?

  1. Cassete, ficou foi massa, eu n conseguia usar o Ubuntu, mesmo tentando usar várias vezes, mas n acostumava ver a barra de menu em cima, e outra em baixo do GNOME padrão agora com essa renovação, ou melhor evolução do Ubuntu, passe a usa-lo! ^^ )

  2. Pingback: Expectativas Para o Ubuntu 12.04 LTS « Livre Linux

  3. ola! amigos meu nome e raphael,quanto as barras de ferramentas,barras leterais, ou o proprio ambiente grafico do unity dar pra ser alterado,eu estou utilizando a nova versão 12.10 quanta quetzel bom me corrija se eu escrevi o nome errado mas voltando é só instalar o cairo doc esse aplicatico pérmite alterar o ambiente grafico quase todo desde,modelos de pastas,barra de tarefas,menu inciar disposição de progamas,tirar a barra lateral e mais tem um ambiebte que fica bem parecido com mac a estetica muda por completo!!! e melhor vc não precisa ficar instalando progamas é so instaler ele e personalizar ao seu modo!!!!

  4. Gostei do Post, muito bem explicado.

    Usei Unity por um bom tempo (mais de 1 ano) no ubuntu 12.04 e não gostei, achei que esconde muitos os programas, instalei o cinnamon e não me arrependo, alem de mais bonito e organização, é possível utilizar a tecla windows para chamar o menu iniciar e ainda digitar o nome do programa como se fosse o executar do windows, sou um ex usuário windows e não largo esses vícios de teclado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s