.ISOs Linux

Alguns iniciantes podem ter muuitas dificuldades em baixar seu primeiro Linux. Quando você vai baixar uma versão de uma distribuição você sempre é perguntado se quer baixar a versão 32 bit ou 64 bit?

Você pode se perguntar o que é isso, e eu vou te responder com a seguinte resposta simples: é o quanto seu processador “aguenta”.

Não é realmente isso, porque 32 e 64 indica a arquitetura do seu processador, mas além de ser mais que isso.

Primeiramente devemos saber que processadores possuem “arquiteturas” diferentes. O que significa isso? É que os processadores são diferentes entre si. Existem processadores de diversas arquiteturas e sendo diferentes não são compatíveis.

Pra explicar melhor essa compatibilidade, imagine que você tenha um processador PowerPC, utilizado pela Apple em seus iMacs há tempos atrás. Agora imagine que você também tenha um computador com processador Intel Core i7. Ambos são completamente diferentes pois são de arquiteturas diferentes. Os softwares são feitos para arquiteturas específicas, e por isso você não pode instalar Windows num iMac com PowerPC, pois ele é feito para processadores Intel ou compatíveis… Do mesmo jeito que você não pode instalar um Mac OS PowerPC num Intel, pois ele não foi feito para aquela arquitetura.

Quando te perguntam se seu processador é 32 ou 64 bits eles falam se seu processador é compatível com um Intel 32 bits ou 64 bits… Processadores PowerPC também possuem indicação em bits, mas são muito menos utilizados, e não são compatíveis com Intel, então não dá pra executar um chamado Ubuntu 10.04 32 bits nele.

Mas calma, seu processador NÃO precisa ser INTEL para ser 32 ou 64 bits! A AMD fabrica processadores compatíveis com Intel, portanto sendo Intel ou AMD, seu processador pode ser 32 ou 64 bits.

Agora, como saber qual é o seu?

Bom, é só saber a marca do seu processador. Um Intel Core 2 Duo é um processador 64 bits, mas você também pode instalar nele um Linux 32 bits, porque ele tem compatibilidade com isso. Um AMD Sempron é um processador 32 bits, sendo assim, você não pode instalar um Linux 64 bits nele. Enfim, há uma infinidade de marcas, e eu não posso ficar explicando uma por uma, então: http://www.infowester.com/64bitsx32bits.php

Se seu processador for Intel ou AMD, por via das dúvidas baixe um Linux 32 bits, pois ele é compatível com mais programas. Se seu processador 64 bits não for compatível com 32 bits, você acaba descobrindo quando for rodar o LiveCD. Também é possível descobrir através do Painel de Controle do Windows 7/Vista.

Há também um programa pra Windows chamado Everest que te informa todas as especificações do seu computador, inclusive a arquitetura dele.

Qual a diferença entre 32 e 64 bits?

É algo difícil de responder de forma simples, mas digamos que é a velocidade do Sistema e a memória que ele suporta. Por exemplo, se você tiver um computador com processador 64 bits, com 8 GB de Memória RAM e um Sistema Operacional de 32 bits, você só vai conseguir metade do desempenho que teria com um Sistema de 64 bits. Por quê? Porque o Sistema de 32 bits só suporta até 3,5 GB de RAM e trabalha de uma forma mais lenta do que um processador de 64 bits.

Em compensação, no caso do Linux, por exemplo, há uma incompatibilidade entre programas de 32 bits em Sistemas de 64 bits. Como o 64 bits é uma arquitetura relativamente nova, há programas que não se adaptaram a ela ainda, e ainda lançam versões em 32 bits…

Baixando minha .iso

As nomenclaturas das .isos podem causar confusão pra quem usa Intel ou AMD. Existem diversos nomes nas .isos que podem te fazer baixar a .iso errada para o seu PC. Por exemplo:

ubuntu11.10-desktop-i386.iso

ubuntu11.10-desktop-amd64.iso

Eu mesmo já fiz uma confusão quando eu tinha um processador AMD Sempron. Quando eu comecei no Linux eu vi essas opções, então deduzi o seguinte: i386 quer dizer que o i vem de intel. Meu processador é AMD, então não posso baixar isso, portanto devo baixar um amd64.

Não é isso que deve-se fazer. Esse i386 ou i686 é uma nomenclatura “nerd” para 32 bits. Claro que há uma diferença entre i386 ou i686, mas eu não sei explicar. Não é porque tem i que quer dizer que é só pra Intel.

Amd64 é referente a processador de 64 bits. Portanto, se você possui um Core i7 ou um Core 2 Duo, não se intimide com o AMD e pode baixar porque é compatível com sua máquina.

Gravando as .isos

Algumas pessoas, como eu, já podem ter cometido esse erro de pegar e arrastar a .iso para dentro de um CD limpo. Não é assim que funciona. Uma .iso é uma “imagem” para um CD e precisa ser “destronchada” para ir pro CD. Não foi um bom exemplo… peguemos outro então:

Vamos supor que você baixe um arquivo .rar. Esse .rar quer dizer que ele é um pacote comprimido! A .iso é como se fosse um pacote comprimido, mas é especialmente para CDs, e você não pode simplesmente descompactar ela utilizando um programa de descompactação e jogar tudo no CD.

Você precisa gravá-la! Utilize um software de gravação de imagens. Para isso há um tutorial aqui: http://wiki.ubuntu-br.org/ComoGravarImagemIso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s