Novo Ubuntu 12.04 Beta 2

Já faz algum tempo que o novo Ubuntu 12.04 Beta 2 saiu, com diversas melhorias na Unity e me parece que é a última versão de testes. Os downloads da versão diária das imagens do Ubuntu estão aqui: http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/

De uns tempos pra cá, eu fui aceitando cada vez mais o Unity, me entregando cada vez mais à beleza da interface. Tá certo que na versão 11.10 eu fiquei meio encucado com alguns bugs da interface, mas resolvi dar uma nova chance a Unity! Baixei hoje a imagem de 64 bits da Precise Pangolin, que é o codinome do novo Ubuntu 12.04. A versão final só está programada pra sair no dia 26 de Abril. Hoje é dia 22… não falta muito não.

Algumas das novidades do novo Ubuntu é a integração do painel esquerdo da Unity com o papel de parede, já que os botões transparentes mudam de cor de acordo com a cor predominante no papel de parede. Também agora, quando se instala algo na Central, aparece uma barra de progresso no ícone do painel. No ícone do Gerenciador de Atualizações também há um número no canto mostrando quantas atualizações estão disponíveis. É possível escolher o tamanho dos ícones no painel e também, quando a janela é maximizada, o painel esquerdo não se esconde mais.

Voltando então ao assunto, eu gravei a imagem num CD e fui testar em Live CD.

Fiquei realmente empolgado e gostei bastante do design maravilhoso do sistema. Mesmo sendo Beta, o sistema até está estável. Tive alguns problemas de fechamentos de programas inesperadamente, colocação de ícones no painel esquerdo, e até mesmo dificuldades para me adaptar ao Menu da Unity, mas nada que realmente travasse o sistema, afinal é uma versão Beta, este tipo de coisa é normal! Não encontrei os mesmos defeitos que me fizeram sair frustrado do Ubuntu 11.10!

Mas achei o sistema estável em si e gostei muito da experiência. Não cheguei a tirar o Live CD pra voltar pro Ubuntu 10.04. Instalei o Beta logo depois de concluir que o sistema estava bom!

Estamos a 4 dias do lançamento da versão final! Que mal tem instalar o Beta agora?

Eu caí na beleza da Unity, na versatilidade e usabilidade. Instalei diversos programas e tive pouquíssimos problemas, que já reportei, pois neste estágio os problemas são normais!

Agora, eu percebi algo nesta versão que eu já tinha lido antes: esta versão do Ubuntu está mais próxima do Windows 7 do que nunca em termo de consumo de hardware. Vi que logo no Live CD ele já consumia quase 1,2 GB de RAM só com o Firefox ligado. Se quiser utilizar o Ubuntu não tendo uma máquina muito boa, recomendo o Xubuntu ou o Lubuntu.

Todos os bugs de que reclamei no Ubuntu 11.10 foram resolvidos: o GIMP funciona normalmente por padrão, não há problemas com a troca de áreas de trabalho, o Krita não fecha mais inesperadamente e além de outros bugs bizarros. Acho que vou ficar algum tempo por aqui.

Meu desktop personalizado

Meu desktop personalizado

Valeu 10.04! Olá 12.04!

Deixe uma resposta

