Unity 8 e o novo Mir

Meus pesadelos mais obscuros estão prestes a se tornar realidade, e coisas que tanto critiquei agora farão parte de algo que tanto defendi.

O Windows 8 foi recebido com muitas críticas mistas, e até hoje não conseguiu abocanhar mais de 4% do mercado de aparelhos eletrônicos. E mesmo assim, a lição não foi aprendida por uma das empresas que mais admiro no mundo Linux, a Canonical, mantenedora do Ubuntu Linux. Muita das ações da Canonical eu já critiquei, como a mudança repentina para o Unity, que era muito instável na época, e quando a interface se estabilizou, eu fiquei um pouco mais flexível à mudança.

Mas desta vez, a Canonical introduziu o Unity Next… E está fazendo justamente o que eu mais temia… Segue aí um vídeo do Unity Next rodando sobre a nova plataforma conhecida Mir em que a Canonical está trabalhando.

Antes de mais nada, deixe-me explicar para os iniciantes do que é que eu estou falando, pra todos aqueles que viram o vídeo e não entenderam.

Por muitos anos, o Ubuntu utilizou uma interface gráfica conhecida como GNOME.

Suas variações, Kubuntu, Xubuntu, utilizavam interfaces diferentes (KDE e XFCE, respectivamente), mas isso não vem ao caso.

No ano de 2010, o GNOME passou por uma mudança drástica, que trouxe muitas críticas e desconfianças sobre a nova interface, conhecida como GNOME-Shell, ou GNOME 3.

hardy-heron1

GNOME 2, o GNOME presente nas versões 4.10 e 10.10 do Ubuntu

gnome-3-8

GNOME 3, ou GNOME Shell, o novo GNOME

A nova interface trouxe muita desconfiança, e a Canonical se pronunciou oficialmente, dizendo que estava quebrando as relações com o projeto GNOME. E com isso, o Ubuntu não estaria com o GNOME 2, nem GNOME 3. Eles fizeram um fork do GNOME, baseando-se num projeto que eles já usavam nas versões Ubuntu Netbook: o Unity.

No começo, o Unity utilizava boa parte do código do GNOME, e mais tarde se tornou uma interface gráfica independente.

11.04

Unity fazendo estreia como interface padrão no Ubuntu 11.04

12-04

Unity no Ubuntu 12.04

Eu comecei bastante desconfiado do Unity quando a versão 11.04 lançou, até fiz um post de primeiras impressões: https://livrelinux.wordpress.com/2011/04/29/primeiras-impressoes-ubuntu-11-04-natty-narwhal/

E também um pouco desconfiado no Ubuntu 11.10: https://livrelinux.wordpress.com/2011/10/15/ubuntu-11-10-review/

E finalmente cedi ao Ubuntu 12.04: https://livrelinux.wordpress.com/2012/04/23/novo-ubuntu-12-04-beta-2/

E há alguns dias atrás eu fiz um post sobre o paralelo entre Ubuntu e Windows 8: https://livrelinux.wordpress.com/2013/03/07/windows-8-despencando-ubuntu-agora-mirando-plataformas-moveis/

E com o vídeo do Unity Next e Mir, meus pesadelos viraram realidade.

Por quê? Oras! Simplesmente deem uma olhada em meu último post: Eu sou um Windows H8ter

Qual é a diferença entre o novo Unity Next e o Estilo Metro do Windows 8?

O Ubuntu está seguindo o mesmo caminho do fracasso que é o Windows 8. Eu sei que o Windows 8 não presta. Eu já usei… E eu não quero ter que dizer o mesmo do Ubuntu…

E antes de terminar o post, eu queria dar uma explicação rápida do que é o Mir de que eu falei no post, sendo que ninguém realmente percebeu o que eu quero dizer com isso. Bem, jovens gafanhotos, o Linux funciona em modo gráfico justamente porque existe um software que o permite existir em modo gráfico, e este software não é o Unity.

O Unity é a interface gráfica, e a interface gráfica sozinha não se comunica com o hardware, ele necessita de uma ajuda especial… Quem faz isso, no caso de muitos Linuxes, é um programa conhecido como X Window System (conhecido popularmente como X11 ou simplesmente X).

Mas de onde vem o Mir que você tanto fala?

Bem, como tudo no mundo Linux, há sempre uma alternativa para diversos softwares. Há quem diga que o X já não é mais tão poderoso, e vem apresentando diversos problemas, e é necessário trocá-lo. E diversas alternativas surgem, como o Wayland, que estava cotado para integrar o Ubuntu 12.04, 12.10 e até mesmo a versão 13.04. Mas o bom e velho X11 continuou. A Canonical disse que o Wayland ainda não estava maduro o suficiente, e decidiu botar a mão na massa.

Em vez de esperar pelo Wayland, eles decidiram criar seu próprio sistema gráfico, conhecido como Mir. Ao que me parece, o sistema está bem estável e funcional, como mostra o vídeo, mas mesmo assim, o Unity NEXT parece estragar toda a experiência.

Me parece que no futuro eu caminharei para o Kubuntu, ou então caminharei para mais um momento de “eu estava enganado sobre tudo aquilo que um dia escrevi…”

Fazer o que, né?

É a vida.

8 comentários sobre “Unity 8 e o novo Mir

  1. Cara troca para o Debian e escolhe uma interface gráfica que esteja mais de acordo contigo. Eu gostei do Gnome-Shell, mas também instalei o Mate, o XFCE e pretendo intalar Enlightenment.

  2. vc está usando uma interface experimental, para tablet, em um note… tem que ter bugs, obviamente. o ubuntu se mostrou absolutamente superior ao w8…

  3. Bem, o que eu sei q essa interface é para o Ubuntu para tablets, não vi nenhum notícia que seria padrão para o Ubuntu para PCs. A interface é bonita, mas algumas coisas não podem ser retiradas para funcionar no PC. Mas acredito que essa interface será padrão apenas para ubuntu for tablets e que poderá até instalar nos pc quem quiser, mas não acredito que será padrão no PC.

    O mir está sendo criado para foco em disopositivos móveis, quem estiver no PC com uma placa nVidia e instalar o driver propietário continuará com o X. Eles estão querendo entra no mundo móvel o mais rápido possível, se o Wayland não está acompanhando a trajetória na velocidade que precisam para chegarem no mundo móvel é normal q se virem sozinhos.

    Sem falar que o Mint tem duas boas opções para os usuários mais classicos, o Minto cinnamon e com mate. Então vamos ver o que isso vai virar, mas acho que essa interface do Unit next será apenas para tablets.

    • Olá, amigo. Bem, segundo Mark Shuttleworth tem divulgado, sua intenção é fazer com que o Unity Next seja a nova interface padrão para todos os Ubuntus, ou seja, uma versão só para todos os dispositivos. Recentemente ele divulgou que alguns conteúdos estão sendo escritos em Python, para permitir uma maior portabilidade para a interface. O Mir também estará disponível para o PC.

      Por conta disso eu também já estou usando o Linux Mint.

  4. Acho que até hoje nenhuma distribuidora de sistemas desktop entendeu muito bem o fato de que não é porque há uma migração do desktop para mobile (semelhante a migração de mini para micros quase 20 anos atrás) que a ** interface dos sistemas desktop precise IMITAR as interfaces mobile **. Essa é uma noção bem estúpida!

    A Microsoft conseguiu fazer a besteira nos dois sentidos: fez para o Surface uma UI mobile imitando desktop (com janelas e botões de janela bem abaixo dos 48dp, tornando impossível usar os dedos) e depois fez uma “brilhante” interface desktop imitando mobile. Mas isso era compreensível, partindo de uma empresa que dá mais valor a propaganda que a funcionalidade.

    Eu acabei de testar a Unity 8 no meu Ubuntu, fiquei sem ar e voltei ao Unity 7 depois de 5 minutos de uso. Se ela se tornar padrão no futuro, mudo definitivamente de distro ou serei condenado a gastar tempo customizando minha instalação.

    Ao contrário de muitos usuários do Ubuntu, fui a favor do Unity desde o início. Mas não tenho como estender minha admiração ao Unity Next.

    Há várias coisas sim que desktops podem aprender com mobiles. Mas ergonomia não é uma delas. *** São dispositivos diferentes *** e requerem interfaces diferentes. Não consigo captar isso como algo que a Canonical tenha dificuldades em entender.

  5. É muita burrice copiar uma droga que não está dando certo, eu também usei ruwindows 8 quando comprei um pc que já vinha com ele( detalhe nãodurou nem uma semana nem fiz questão de backup e licença @root# fdisk /dev/sda kkkkkkkkkk ) e achei horrível, coloquei ubuntu mas dava muito problema,mudei para o mint e uso juntamento com openmandriva 2014.1 até agora mint não me decepcionou, tchau ubuntu :- (

Deixe um comentário

