DotA, Heroes of Newerth e LoL no Linux

dota_lol_honJá faz um tempo que não posto aqui. Eu peço desculpas a todos, e espero poder postar todo fim de semana no blog, já que tem sido bastante difícil para postar nos dias de semana… Então apareçam todo fim de semana que vai ter post novo! Eu ainda vou continuar o guia de instalação do Ubuntu… com o Ubuntu 13.10 chegando, eu também vou ajudar a instalá-lo!

Bom, depois de um tempo sem postar, agora eu volto pra falar de um gênero de jogo que tem se espalhado pelo mundo, ganhado fãs, e pessoas têm feito dele um e-Sport, ou seja, existem jogadores profissionais que se enfrentam em campeonatos e ganham uma grana monstruosa apenas por jogar esses jogos! Esse gênero de jogo ficou reconhecido como MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) ou Action RTS (Action Real-Time Strategy), sendo que todos seguem um mesmo padrão. O que provavelmente estourou esse gênero foi um jogo muito conhecido, muito jogado aqui no Brasil, e que necessita de poucas introduções, mas vou dá-las do mesmo jeito.

DotA – A Origem dos MOBAs

63614

Sim! Ele. DotA. Foi basicamente do DotA que nasceu o gênero MOBA (o DotA não foi o primeiro. Um mapa conhecido como Aeon of Strife, modificação de Starcraft, inspirou a criação do DotA).

Bom, o jogo na verdade nasceu como uma modificação de outro jogo de bastante sucesso, que era um jogo de estratégia: Warcraft III! Para jogar DotA, era necessário ter o Warcraft III.

warcraft 3 frozen throne[2]

Warcraft III: Frozen Throne

O nome DotA vem de: Defense of the Ancients, ou Defense of the Ancients: Allstars, e foi criado por Eul, como um simples mod de Warcraft III, baseando-se no mapa Aeon of Strife, um mapa modificado de Starcraft criado por um usuário desconhecido.

Logo o mod começou a tomar forma nas mãos de Steve “Guinsoo” Feak, que passou o bastão mais tarde para IceFrog. Foi IceFrog que tornou o jogo mais balanceado e, segundo a comunidade DOTA, Icefrog é o verdadeiro administrador do DotA, responsável por um incrível boom do jogo durante sua administração. O mod, durante sua existência, recebeu diversas contribuições de voluntários que dedicavam muito tempo para atualizações do jogo. O incrível trabalho feito em um mod de Warcraft III é reconhecido até hoje, e muitas vezes DotA parecia até mesmo um jogo completo…

Em 2009, IceFrog foi contratado pela VALVE (Criadora da Steam, Counter Strike, Portal, Left 4 Dead, Half Life), para liderar o desenvolvimento de um novo Dota. O jogo só foi anunciado em 2010, e em 2012, antes mesmo de seu lançamento, a VALVE organizou um campeonato com 16 equipes profissionais de DotA, as quais nunca tinham jogado Dota 2 antes, apenas o DotA original, e mostrou o jogo pela primeira vez ao público, provando que Dota 2 era simplesmente o jogo antigo com gráficos melhores e uma jogabilidade polida. O jogo era inicialmente pago, mas logo foi se tornou gratuito, e foi lançado recentemente: Em Julho de 2013 (cerca de 10 anos após o primeiro Dota).

Dota2

Dota 2

Agora vem a melhor parte: Como a VALVE começou a apoiar o Linux ano passado e começou a lançar jogos recentemente para a plataforma do pinguim, o Dota 2 também ganhou versão para o Linux nativa! E, acima de tudo, a versão é gratuita!

Tá, você me explicou o que é Dota, mas e agora, como eu jogo?

Ah, sim! É bom explicar o mecanismo do Dota, porque assim eu estarei explicando o mecanismo de todos os outros jogos do estilo (LoL e HoN).

Bom, o jogo funciona assim: Você escolhe um herói (no Dota e no HoN)/campeão (como é conhecido no LoL), que possui 4 poderes, que vão sendo desbloqueados quando se passa de nível (o nível 6 desbloqueia o ataque Ultimate, que é o principal ataque do personagem) e certos focos em batalha. (O herói pode possuir foco em força, agilidade, inteligência, no Dota 2; nos outros existem outros atributos) No campo de batalha, existem ao total 5 heróis. O papel desses heróis não é apenas evoluir, mas defender seu lado do campo.

Map_of_MOBATodos os jogos possuem esse estilo de mapa, e funcionam do mesmo jeito. A parte laranja é a “Base Principal” dos times. É lá onde cada time deve chegar, para destruir a “World Tree” ou “Frozen Throne”(no Dota) /”Nexus” (no LoL)/”World Tree” ou “Sacrificial Shrine” (no HoN). Antes disso, os times devem se separar em 3 caminhos, e proteger as torres (pontos verdes), as quais também atacam os inimigos que se aproximam, mas que podem ser destruídas com uma onda de ataques inimigos. Para dificultar mais ainda, a cada intervalo de tempo, a base produz criaturinhas conhecidas como “creeps” (no Dota e no HoN)/”minions” (no LoL), e elas são lançadas em cada um dos três caminhos para liderar a frente de ataque. Toda vez que um herói/campeão mata um desses creeps/minions, ele ganha dinheiro virtual, que pode ser usado para comprar itens que melhoram sua performance durante o jogo.

Agora, entre os três caminhos existe uma área verde, na qual existem shops escondidos para comprar itens especiais (apenas no caso do Dota e HoN; no LoL esses shops não existem, apenas o da Base Principal), e existem diversos monstros para poder batalhar e subir de nível mais rápido. Existe também o monstro mais poderoso desse mapa, que concede uma recompensa especial a quem derrotá-lo nessa parte do mapa. No Dota ele é conhecido como Rashon, no LoL é conhecido como Baron de Nashor, e no HoN é chamado de Kongor.

É muito simples, mas deve-se escolher os heróis com cuidado para adaptar-se a estratégia do jogo.

No LoL, por exemplo, é muito comum os times escolherem: 1 campeão para ir na linha do topo (TOP); 1 campeão para fazer jungle, ou seja, evoluir através dos monstros que se encontram nas florestas e ajudar as outras linhas em momentos de necessidade; 1 campeão para ir na linha do meio (MID); 2 campeões na linha de baixo: 1 ADC (AD Carry), campeão responsável por carregar o jogo, como se fosse um líder para o time, e 1 Suporte, que possui o objetivo de auxiliar o AD Carry, lhe fornecendo vida e vigiando para que o jungler inimigo não chegue de surpresa.

Note, no entanto, que cada campeão do jogo se comporta de maneira diferente, e não é qualquer um que pode ser Suporte, AD Carry, Jungler, Top ou Mid. Colocar qualquer campeão em qualquer linha pode botar seu time em risco, uma vez que seu campeão pode ser muito fraco para ir naquela linha específica, ou não exercer a função de forma correta.

O mesmo ocorre na escolha dos itens para comprar durante a partida: comprar os itens errados pode fazer seu campeão não se comportar do modo como desejado, e pode colocar seu time em risco. Por isso se informe sobre os campeões antes, peça ajuda a amigos que jogam o jogo, ou procure na internet por informações específicas sobre o jogo.

Nos jogos é possível jogar online com os amigos (5 contra 5), ou contra Bots (contra o Computador). Existem campeonatos que você pode assistir (que mesmo para assistir no Dota 2 precisa pagar em alguns campeonatos, enquanto no LoL e no HoN não precisa).

Agora, a melhor parte é que apesar dos nomes diferentes, os jogos possuem basicamente o mesmo vocabulário, pois é possível fazer quase as mesmas coisas em todos eles.  Se quiser conhecer alguns termos para jogar:

Gírias do Dota

Vocabulário do LoL

FAQ – Dicionário HoN

Dota 2

dta2logo

Eu falei bastante do Dota, mas é o Dota 2 que está disponível para download na Steam (não sabe o que é Steam? Clique aqui!).

Então, isso quer dizer que antes de tudo é preciso criar uma conta na Steam e baixar o programa: http://store.steampowered.com/about/

Basta clicar no botão escrito Instale Steam Agora, ou algo semelhante:steam

Para criar sua conta, basta entrar neste link: https://store.steampowered.com/login/

createsteam

E clicar em Cadastrar-se. O cadastro é rápido e fácil. Eles te enviam um e-mail, e é necessário, depois que você instalar a Steam, checar seu e-mail por um código de liberação da conta para o computador. Toda vez que você entra na Steam em um computador novo, a Steam te envia um e-mail com um código diferente para liberar o acesso a sua conta naquele computador. É uma medida de segurança, então não se assustem se tentarem entrar na sua Steam na casa de um amigo ou algo assim.

A instalação da Steam também pode ser feita através dos repositórios de diversas distribuições. O Ubuntu já possui a Steam na Central de Programas, o Linux Mint, o Fedora, o OpenSUSE, o Manjaro Linux, o Arch Linux e muitas outras também possuem a Steam em seus repositórios, então é mais fácil instalar por lá.

Uma vez com a Steam instalada, basta entrar na sua conta, e pesquisar por Dota 2:

dota2steamEntão é só entrar na página e clicar Receba Dota 2:

dota2steam2E ele vai começar a baixar o jogo pra você. Entretanto, vou logo avisando: o jogo é bem pesado, e, dependendo da sua internet, pode demorar um bom tempo para fazer o download desse jogo. Então, tenha paciência, não é culpa da Steam!

Eu ouvi falar também que jogadores que baixaram o Dota 2 no Windows tiveram de passar por uma lista de espera para baixar o jogo. Um amigo meu desistiu de baixar o Dota por causa dessa lista de espera. Esse não foi o meu caso, porque baixei no Linux. Eu não sei se no Linux também ocorre esse tipo de problema.

Após baixar o jogo, aí você pode jogá-lo entrando em sua Biblioteca!

Primeiro é preciso fazer o tutorial:

Dota2Training
Também é possível jogar contra Bots:

Dota2BotsE uma partidinha:

Dota2Game

Heroes of Newerth

logo-hon

Esse é um dos jogos que eu menos conheço dos 3, não joguei muito, mas por ter uma versão nativa para Linux, eu também vou postar o método de instalação aqui.

O jogo foi lançado em 2010 com uma versão paga, mas logo se tornou gratuito para jogar. Seus criadores são da empresa S2 Games, e foi criado com base no idolatrado Dota. Chegou a ser nomeado para algumas premiações, e venceu apenas uma.

A instalação é muito simples, basta entrar no site: http://hon.uol.com.br/download e clicar em HoN em Linux, marcado em vermelho a seguir:

HoN

Atenção: O arquivo de instalação pesa cerca de 1,8 GB, então pode demorar um bom tempo para baixar, dependendo de sua conexão com a internet. E ainda depois de baixar, pode ser necessário fazer uma atualização que pode também demorar!

Você baixa um arquivo chamado HoNLatinClient-X.X.X.X.sh (X.X.X.X é o número da versão. Pode ser que sua versão seja diferente da minha, dependendo de quando você está lendo esse post). Para instalá-lo, você precisa primeiro configurá-lo como arquivo executável, apertando nele com o botão direito e indo em Propriedades, e então ir na guia Permissões, e então habilitando: Permitir a execução do arquivo como um programa.

propE então dê um OK, e é só executá-lo. O jogo segue o mesmo estilo de instalação de jogos do Windows…

Para jogá-lo, também é necessário fazer um cadastro no site da Axeso5: http://www.axeso5.com.br/registro

Após tudo feito, aqui está o jogo:

Screenshot from 2013-10-13 17:10:49Eu tenho uma reclamação apenas: esse jogo, dos 3 jogos aqui comparados, tem uma das interfaces mais poluídas e confusas. Eu ainda preciso aprender a jogar, mas em compensação eu devo dizer que os gráficos desse jogo são os que melhor rodam no meu computador: sem muitas travadas!

League Of Legends

lol

Ah, agora sim chegamos no LoL! Assim como Heroes of Newerth, League of Legends foi criado com base em Dota, mas divergiu um pouco do jogo original. Seu desenvolvimento conta com a participação de antigos desenvolvedores do DotA: Steve “Guinsoo” Feak (sendo este um dos principais desenvolvedores do DotA, o qual passou o bastão para IceFrog) e Steve “Pendragon” Mescon. LoL se tornou uma febre desde que foi lançado, em outubro de 2009, e já entrou para o livro dos recordes como sendo um dos primeiros jogos online a atingir a marca de 1 bilhão de horas jogadas em pouco tempo, com cerca de 5 milhões de jogadores online simultaneamente, e um dos primeiros a ser considerado um e-Sport na ESPN.

Desenvolvido pela Riot Games, LoL se tornou rapidamente um fenômeno. Eu confesso que foi o primeiro jogo do gênero que eu joguei (tá, eu já tinha jogado DotA uma vez, mas não sabia absolutamente nada quando eu joguei, e eu nem lembro como foi a partida), e atualmente, no meu círculo de amigos, boa parte deles joga o bendito LoL. Existe uma vantagem dele em relação aos outros: ele tem uma versão completamente em português (até as vozes dos campeões são dubladas). Foi a Riot Games que popularizou o termo MOBA, já que o gênero era antes conhecido apenas como Dota.

Se você já joga esse jogo, deve estar surpreso: “Eu não sabia que LoL tinha versão para Linux!”

Pois é…. Não tem.

Peraí! Então, como é que eu vou jogar LoL no Linux?

No Linux, existe um programa muuuuuito conhecido chamado WINE. Eu já devo ter falado desse WINE umas quinhentas vezes no blog, é só dar uma procurada que você com certeza acha. Esse programa faz o impossível: Converte arquivos Windows para algo que o Linux possa entender. Entretanto, se você for tentar jogar LoL apenas instalando o WINE puro, você pode ter alguns problemas, como os que eu tive ao tentar fazer isso….

Então, como instalar?

Para nossa sorte, existe um grupo de pessoas preocupado com os jogos no Linux, e eles criaram um programa sensacional para ajudar na instalação de jogos no sistema do Pinguim: o programa chama-se PlayOnLinux.

31Para instalá-lo você pode ir no site oficial e ver instruções específicas para cada distribuição: http://www.playonlinux.com/en/download.html

No caso do Ubuntu, o programa está disponível nos repositórios, mas é possível instalá-lo pelo terminal (Ctrl + Alt + T para abrir o terminal) com os seguintes comandos:

wget -q "http://deb.playonlinux.com/public.gpg" -O- | sudo apt-key add -
sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_precise.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux

(Lembrando que esses comandos se aplicam apenas à versão 12.04 do Ubuntu e que você deve instalar o pacote: wine:i386 através da Central de Programas, para poder instalar o PlayOnLinux!)

Também há um arquivo .deb (Ubuntu/Debian/Linux Mint apenas) para instalar mais facilmente o programa:

www.playonlinux.com/script_files/PlayOnLinux/4.2.2/PlayOnLinux_4.2.2.deb

Ou um arquivo .rpm (Fedora/OpenSUSE):

http://repository.playonlinux.com/PlayOnLinux/4.2.1/PlayOnLinux_4.2.2.rpm

Depois de instalado, abra o programa:

playonlinuxEssa Screenshot é do meu Computador, então note que no caso EU já tenho o League of Legends instalado. No seu computador o League não vai aparecer ali sem instalar.

Para instalá-lo, basta apertar o botão Instalar em cima. Ele vai abrir uma janela:

playinstallBasta ir na guia Jogos, e você DEVE marcar a opção de Testando, pois o League of Legends está incluído na lista de jogos em fase de Teste no PlayOnLinux. É só procurar por League:

lolplayonBasta apertar instalar:

lolinstallVocê pode escolher para Baixar o programa ou para instalar através de um arquivo já baixado.

lolinstall2O PlayOnLinux te dá todas as instruções, baixa o Wine para você, instala tudo, e você só tem o trabalho de passar pelo Next > Next > Install no fim (dica: no fim, o instalador do jogo tem uma opção: Executar o LoL. Desmarque essa opção para evitar que o jogo trave)

Bem, como o LoL ainda está em fase de testes no PlayOnLinux, podem ocorrer alguns bugs. Alguns dizem que a Loja não funciona, mas eu não tive nenhum problema com o Shop. Consegui, inclusive, comprar alguns campeões e até jogar uma partida. Um dos pequenos bugs é que dentro do jogo faltam alguns ícones para certos itens, o que não é um gigantesco problema.

lolshop

Acessando a Loja do LoL

Se quiser personalizar melhor o modo como seu jogo vai funcionar, vá no PlayOnLinux, no menu Ferramentas e selecione Gerenciar Versões do Wine.

lolwineVeja que eu tenho instalado versões especiais para o League of Legends.

Você pode clicar o botão Configurar no PlayOnLinux:

lolplaysE você pode até configurar o Wine…

Como resultado:

lolgame

Bom está aí. Espero que tenham gostado. Se tiverem qualquer problemas na instalação de qualquer um dos três jogos, é só me comentar aqui no post. Um grande abraço, e até semana que vem!

4 comentários sobre “DotA, Heroes of Newerth e LoL no Linux

    • Em qual dos jogos?

      O LoL geralmente, por rodar através do Wine, pode ter alguns problemas com fps baixo, mas isso depende muito da distro que você usa, da interface gráfica, e até mesmo do seu hardware…

      No DotA 2 eu tive porque minha placa de vídeo já é antiga, e não consegue rodar muito redondo o jogo…

  1. Pelo que tenho lido, no Ubuntu 14,04 com uma placa de vídeo interessante Dota2 roda redondinhdo redondinho. Excelente post, ótimo trabalho, mas só uma coisinha, o “monstrão” do dota chama Roshan e não Rashon hehehe

  2. Pingback: League of Legends no Linux | Livre Linux

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s