Consertando Internet no OpenSUSE 13.1

openSUSEDepois de instalar o Fedora, eu resolvi experimentar outra distribuição que também gosto muito: OpenSUSE, mas tive muitas surpresas em minhas tentativas com a versão 13.1.

Resolvi instalar a versão do DVD, que pode ser encontrada aqui: http://software.opensuse.org/131/en mas vou dizer que eu nunca tive tantos problemas em uma instalação como essa. Sem falar que a instalação demorou mais do que o usual em uma distribuição Linux. Ele tentava detectar no disco partições Linux, e parava nos 60% antes mesmo de começar a instalação e particionar o disco. Demorou muito para que eu pudesse prosseguir. Quando terminei de configurar e cliquei para instalar, outra decepção: O sistema empacou nos 96%, e de lá não saía. A versão para DVD não tem LiveDVD, ou seja, o que estava rodando era apenas o instalador, e eu não podia testar o sistema. Depois de esperar horas nos 96%, eu decidi reiniciar o computador. O sistema estava lá instalado, mas não tinha criado usuários, o que tornou impossível a utilização do sistema…

Só que eu não desisto: resolvi então baixar a versão 13.1 Live CD com GNOME e instalar por lá, porque talvez assim ele instalasse corretamente, e talvez eu tivesse algo pra fazer no sistema enquanto ele instalava, e talvez depois eu utilizasse o DVD como repositório para instalar alguns programas. Foi isso que fiz. A instalação foi bem mais rápida e fluida, no LiveCD eu pude acessar a internet Wireless e etc.

13.1_M4_GNOME_Activities_Applications

OpenSUSE Live CD com GNOME 3

Mas assim que loguei no sistema depois de instalado uma surpresa: a Internet não funcionava. Sabe-se lá por quê! O ícone de conexão não aparecia. Eu ia nas configurações do GNOME e ele dizia que o aplicativo de Rede não funcionava com o sistema instalado…

Eu tive de recorrer ao YaST, o programa que diferencia o OpenSUSE de todas as outras distros Linux, cujo trabalho é justamente administrar todo o sistema de forma completa. Eu tentei mexer nas configurações do YaST para a rede e me frustrei muito, porque não obtive sucesso. Eu não entendi muito bem porque o OpenSUSE não reconhecia minha rede, se o Linux Mint, o Fedora, o Ubuntu, e todas as outras distros e até mesmo versões antigas do OpenSUSE reconheciam.

Instalei o KDE e alguns programas de configurações do OpenSUSE através do DVD, usando-o como repositório. Os arquivos de ajuda do OpenSUSE não estavam disponíveis off-line.

Baixei um novo LiveCD, com KDE desta vez, pois pensava que o problema poderia estar no Network Manager do GNOME. Então me ocorreu uma ideia enquanto estava no LiveCD: checar as configurações padrões do sistema, pois ali a internet funcionava normalmente. E foi aí que consegui chegar na solução…

Por algum motivo, quando o OpenSUSE instalou, todas as configurações de todos os programas se concentraram no YaST, até mesmo a Internet. Com isso, os networks managers não podiam funcionar corretamente, pois não estavam configurados para executar essa função. A solução era muuuuito simples. Abrir o YaST e clicar em Network Manager (Configurações da rede):

confrede

Na janela que se abre, vá em Opções globais e marque essa opção:

confrede1Clique em OK, e pronto. Agora ative o Network Manager:

confrede2Depois de todo esse trabalho, eu finalmente consegui usar a internet no OpenSUSE!

Espero que ajude quem tiver o mesmo problema!

7 comentários sobre “Consertando Internet no OpenSUSE 13.1

  1. Instalei o live cd KDE e o mesmo problema seu, não conseguia configurar a rede. Concordo com tudo que foi dito, complicado esse openSUSE…Muito bom o artigo, configurei a rede em minutos. Parabéns pelo artigo..abs

  2. Não me lembrava porque tinha abandonado o opensuse, então instalei novamente em minha máquina aí lembrei este problema, na época formatei e abandonei o S.O e agora ocorreu tudo denovo, já testei vários linux, todos debian, já tentei o freebsd, mas também abandonei é muito complicado. o suse porcaria no linuxmint etc tudo funciona perfeitamente, porém não formatei ainda vamos ver se consigo por a net para funcionar através desta dica, ou desistir deste S.O. definitivamente;

  3. Agradeço bro estava com o mesmo problemas fucei em todo o SO ate no que eu nem fazia ideia eu mexi tive que formatar e reinstalar para poder mudar este pequeno detalhe que nem me passou pela cabeça e olha que fui lá varias vezes e pensei que tudo estava certo por lá.

    Agradeço pelo compartilhamento sempre ajuda.!!!!!

  4. Velho … instalei o opensuse aqui … tive horrores de probemas com ele tb .. começando pelo pendrive de boot . instalação “embaçada”, o maldito ainda deletou a partição com o mint instalado ( mesmo eu setando pra deixar a bichinha quetinha lá ). daqui a pouco vou testar essa configuração pra ver c consigo habilitar a rede nele. ( até agora não entendi como um SO não habilita a net automaticamente )

Deixe uma resposta

