Apricity e Antergos – Arch sem complicações

gorgeous-apricity-os-to-get-a-kde-edition-soon-november-beta-iso-out-now-495935-2

Olá, jovens!

Como não é segredo pra ninguém, ultimamente eu estou bastante envolvido com Arch Linux, até fiz um tutorial de como instalar o Arch puro na raça, e até recomendei o Arch na tutorial de instalação do League of Legends. Um dos grandes motivos para eu ter ficado com essa distribuição foi, sem dúvida, a imensidão do Arch User Repository (AUR), e quão útil esse Repositório é para instalar diversos programas, e quão fácil é de usá-lo.

Acontece que eu sei que muita gente viu o meu post de como instalar o Arch Linux e deve ter ficado bem receosa de instalar o sistema, se assustado com todos os códigos e etc. Vocês podem até ter pensado que Arch é uma coisa complicada, e estão mantendo distância só por causa disso. Pois bem, hoje eu venho lhes apresentar dois sistemas muito parecidos, mas que podem aproximar você bastante do Arch Linux e te dar uma chance de testá-lo. As duas distribuições que vou mostrar são baseadas em Arch Linux, e possuem praticamente tudo do dele, até mesmo permitem acesso aos repositórios oficiais da distribuição base e também ao AUR. E ainda melhor: instalá-las é tão fácil quanto instalar Ubuntu!

Apricity OS

apricity-file-manager

O sistema Apricity chama atenção pelo seu design elegante e pelo uso do tema de ícones conhecido como Numix. Ele vem com PlayOnLinux, Wine, Steam, LibreOffice, Google Chrome, FileZilla, GIMP, Inkscape, o gerenciador Pamac e até mesmo uma aplicação chamada Ice, que permite que você crie “aplicações específicas” para certos websites. Por exemplo, se você deseja acessar o Netflix por uma aplicação específica, basta abrir o Ice, digitar o link do netflix e ele vai criar um navegador que só acessa o Netflix, como se fosse uma aplicação própria do Netflix.

Além disso, o sistema já vem com algumas ferramentas de Backup e sincronização pré-instalados, tudo pra tornar sua vida mais fácil.

Por ser baseado em Arch, a distribuição também segue o modelo rolling-release, ou seja, não existe uma versão específica do Apricity, ele sempre está atualizando para a versão mais nova!

A instalação do Apricity é simples, gerenciada por um software de instalação conhecido como Calamares, que também é usado no Manjaro e visa se tornar um padrão em distribuições Linux.

Segue um pequeno review do sistema feito pelo Diolinux:

Para baixar o Apricity, basta acessar o site oficial: https://apricityos.com/

Você pode optar por baixar a versão com GNOME ou Cinnamon, ambas são extremamente bem feitas e possuem um visual deslumbrante.

Antergos

Antergos-Installer

Seguindo o mesmo raciocínio do Apricity, Antergos é um sistema operacional baseado em Arch que visa ser completamente pronto para qualquer usuário que deseja utilizar o sistema. Ele vem com aplicações como o Chromium, Pidgin, e no momento da instalação é possível escolher qual interface gráfica utilizar (GNOME, XFCE, KDE, Cinnamon, MATE, OpenBox) ou instalar sem interface, e até deixa você escolher instalar LibreOffice, Steam + PlayOnLinux, Adobe Flash Player, entre outros softwares.

O software de instalação é baseado no do Ubuntu, mas ainda está em estágio beta e instável, e é chamado de Cnchi. Recomendo precaução ao utilizá-lo, pois ele parece ainda estar meio bugado, e não lida muito bem com algumas tarefas.

Os temas de ícones também são do Numix, mas foram levemente modificados.

Assim como o Apricity, ele também oferece acesso ao AUR, e segue o mesmo modelo de rolling-release.

Pequeno vídeo mostrando o SO:

Para baixar: https://antergos.com/try-it/

 

Então fica aí a dica para quem quer testar o Arch, essas duas distro são praticamente ele e são infinitamente mais fáceis de instalar!

Abraçoos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s