Arch novamente: Revenge Installer e Arch-Anywhere

Ultimamente eu ando bem empenhado em trazer pra vocês algum conhecimento sobre uma distribuição conhecida como Arch Linux, e já fazia muito tempo que eu não postava aqui no blog. A última vez que postei aqui foi para falar de Apricity e Antergos, duas distribuições baseadas no Arch que tinham uma forma de instalação bem automatizada. Vi muitos comentários de pessoas que tiveram problemas com Antergos, e depois foi trazido a minha atenção que o Apricity havia sido descontinuado, o que acho muito triste pra qualquer um que queira testar Arch, mas não tem as mínimas condições de conseguir seguir o tutorial que eu postei para instalá-lo.

Recentemente também eu tentei ajudar um amigo meu a instalar o Arch, e tivemos os mais diversos tipos de problemas com relação a hardware e coisas que eu ainda não tenho certeza o que causaram. Enfim, para facilitar todo o processo de instalação, eu acabei descobrindo duas “distros” muito interessantes, que também podem ajudar vocês a instalar Arch Linux de uma maneira bem mais simples. O motivo pelo qual eu pus “distros” entre aspas é porque elas não são distros propriamente ditas, e sim o próprio Arch Linux com um script de instalação por cima, mas que vêm em imagens ISO próprias. São elas: Revenge Installer e Arch-Anywhere.

Arch-Anywhere

Eu vou começar com aquela que talvez não seja tão amigável assim. O Arch Anywhere é uma simples modificação do Arch Linux original. A ISO que você baixa te leva a uma tela muito parecida com um terminal, assim como no Arch Linux original, e você precisa digitar alguns comandos para instalar. Mas a parte legal é que ele vem com a Wiki do Arch no CD (bom, não vai ter muitos recursos gráficos pra você ver, mas você consegue navegar por ela no terminal) caso você tenha qualquer problema na instalação. Os comandos estão listados na imagem acima, e assim que você digita ou arch-anywhere, ele entra no modo de instalação, que lembra muito as antigas instalações do Windows 98, Windows 2000, etc. Mas é bastante personalizável, e você não precisa digitar mais nada, ele praticamente faz tudo pra você, assim como qualquer outra instalação normal.

Eu mesmo instalei o Arch novamente utilizando o Arch-Anywhere, e não foi muito demorado. Eu só preciso lembrá-los que uma conexão com a internet é necessária para isso! Você pode até mesmo escolher sua interface gráfica e os programas que deseja instalar!

Se vocês quiserem, eu posso até trazer um tutorial de instalação usando o Arch Anywhere, é só comentarem aqui embaixo.

Link para download do Arch-Anywhere: https://arch-anywhere.org/download/

Revenge Installer

O Revenge Installer é um instalador gráfico para o Arch Linux. Ele é bem intuitivo e bem leve, utilizando uma interface chamada OpenBox, e torna a experiência para o usuário bem mais simples do que ter que digitar coisas ou seguir aquela feia tela azul do Arch-Anywhere. A instalação se resume em clicar nos botões e selecionar aquilo que você quer. Eu não lembro muito bem se tem como mudar o idioma de inglês para português, mas acredito que há uma forma sim. Eu usei muito pouco o Revenge Installer, mas já achei um pouco mais conveniente que o Arch-Anywhere não só pela interface, mas porque ele possui opções de conexão com a internet sem fio um pouco mais abrangentes (o Arch-Anywhere utiliza o wifi-menu enquanto o Revenge Installer utiliza o NetworkManager, que é bem mais poderoso). Você também vai precisar estar conectado à internet para poder instalar o Arch usando o Revenge Installer.

Uma das coisas que são um pouco frustrantes é que algumas partes da instalação não possuem barra de progresso, o que te deixa em dúvida se há realmente algo sendo feito na máquina caso comece a demorar um pouco demais (isso realmente aconteceu comigo).

Também é possível selecionar a interface gráfica que você quer instalar, então você não precisa se preocupar que seu sistema não vai ficar feio que nem esse instalador do Revenge Installer.

Se quiserem também posso fazer um tutorial do Revenge.

Link para download: https://sourceforge.net/projects/revenge-installer/files/

(Lembre-se de baixar o arquivo 32 bit se sua máquina for de 32 bit ou x86_64 se sua máquina for de 64 bit!)

Por hoje o recado era esse! Espero que ajude novos Archers por aí! Abraaaasss

2 comentários sobre “Arch novamente: Revenge Installer e Arch-Anywhere

Deixe um comentário

