FAQ – Frequently Asked Questions

1) O que é Linux?

R: Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido por Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

user posted image
^– Linus Torvalds –^

2) O que é GPL?

R: GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizadapor Richard Stallman no final da década de 1980.

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

1) A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0).

2) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

3) A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

4) A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

user posted image
^– Richard M. Stallman –^

3) O que é GNU?

R: Projeto GNU, em computação, é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir, o programa, seu código fonte, desde que garantindo para todos os mesmos direitos.

Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. Stallman escolheu o nome GNU porque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU não é Unix).

user posted image
^– GNU –^

Fonte: http://famelix.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=6

2 comentários sobre “FAQ – Frequently Asked Questions

  1. Olá,

    Meu nome é vinícius, sou usuário novato de linux (uso ubuntu) e primeiro queria parabenizar pelo seu site, aprendi bastante aqui.

    Seguinte: sou novo no linux como já falei e queria partir para novas distros. Pesquisando na internet vi que há como particionar o disco e instalar duas distros e ainda ter uma partição só para arquivos. assim não há necessidade de copiar todos os arquivos para uma midia externa, etc etc. Procurei na internet mas nao achei nada que ensine fazer isso. Voce poderia me dar uma luz por favor?

    Muito obrigado!

    • Opa, cara, muito obrigado pelo comentário. Eu não sei exatamente qual é seu conhecimento com particionador de discos nem nada disso, e não sei bem como você deseja fazer isso. Quer instalar duas distros diferentes e ter uma partição só de arquivos das duas juntas? Ou cada uma com suas partições de arquivos separadas?

      Na maioria das distros você pode fazer a separação. Você precisa, na hora de instalar, colocar como ponto de montagem em uma partição como sendo apenas o “/” que é o ponto de montagem das pastas do sistema. Em outra partição, você tem que colocar como ponto de montagem”/home”. É simples assim!
      Se entendeu, comenta aí, se não entendeu, mais tarde eu faço um tutorialzinho explicando sobre essas montagens. Recomendo dar uma olhadinha no meu artigo de instalação do Arch Linux, ele tem uns links que podem te ajudar a entender isso…

      Vlwflw!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s