Guia do Iniciante em Linux Ubuntu Parte II

Ubuntu

1.0 – Ubuntu, o que é isso?

Ubuntu é uma distro Linux voltada para iniciantes. É uma das distros mais usadas no mundo e foi criado pelo sul-africano Mark Shuttleworth, por isso o nome UBUNTU. “Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser ‘humanidade para com os outros’. Uma outra tradução poderia ser ‘a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade'”. (Wikipédia)

Por isso o slogan do Ubuntu é “Linux para seres humanos”. Essa distro visa ser usada pelo maior número possível de pessoas, com traduções para mais de 20 línguas e várias ferramentas para facilitar o uso. Eu uso essa distribuição e gosto muito porque ela é simples e fácil de usar.

1.1 – Versões e suporte

O Ubuntu é constantemente atualizado e todo ano saem 2 versões do sistema. As versões saem a cada 6 meses. Portanto, as versões saem sempre em Abril e em Outubro de cada ano. As versões recebem a numeração de acordo com o ano e mês. Então fica assim : ano.mês, por exemplo: 10.04 (2010.Abril).

O suporte de cada versão normalmente é de 18 meses, mas há versões que tem um suporte estendido. São as versões mais estáveis. Saem a cada 2 anos. Elas recebem a denominação de LTS (Long Term Support (Suporte à Longo Prazo). A primeira LTS foi a 6.06, a única exceção no sistema de 6 meses de desenvolvimento, já que seu desenvolvimento durou 8 meses. Essa versão saiu em Junho de 2006 e foi suportada por 3 anos, ou seja, até 2009. A outra versão LTS foi a 8.04, que vai ser suportada até Abril de 2011. E então a última LTS até agora é a 10.04, que será suportada até Abril de 2013. Ou seja, essas versões com suporte maior poderão ser usadas por mais tempo e receberão atualizações até aquela data.

1.2 – Obtendo o Ubuntu

Um sistema como o Ubuntu deve ser bastante caro, não é? Errado! O Ubuntu é gratuito. Você pode baixá-lo diretamente do site OFICIAL! Além do mais, a empresa responsável pelo Ubuntu, a Canonical, DISTRIBUI CDs, entregando-os aí na sua casa sem custo nenhum. Você não tira sua carteira do bolso pra nada, nem pra pedir um CD que vem lá da Europa e viaja até aqui para o Brasil pra entregar um simples CD sem custo algum aí na sua casa. Claro, isso leva tempo, mas te garanto que chega.

Então, aqui estão as formas de se obter o Ubuntu:

  1. Você pode baixar uma .iso de um pouco menos de 700 MB direto do site oficial: http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download ou do site brasileiro: http://ubuntu-br.org/download. Há duas opções para baixar, a versão 10.04 LTS e a versão 10.10. A 10.04 é a versão com Suporte a Longo Prazo, como já disse aqui, enquanto a 10.10 é a versão mais nova com algumas funcionalidades novas e tal. Mas outras versões ainda suportadas são a 9.10 e a 8.04. Aqui tem uma página de Download (em inglês) que mostra as distribuições ainda suportadas: http://releases.ubuntu.com//
  2. Outro modo de se obter o Ubuntu é pedir os CDs para a Canonical. Para isso é preciso saber um pouco de inglês, pois a página para fazer pedidos é toda em inglês. Aqui vai a página: https://shipit.ubuntu.com/. Você precisa se cadastrar. É só preencher com seu nome, e-mail e senha. Aí então você vai na página: “Desktop Edition >”, entra com sua conta e coloca seus dados (Nome, Endereço, Cidade, CEP, Estado, País, Telefone etc.) pra que te enviem. O pedido precisa passar por um estágio de aprovação, quando a entrega for aprovada aí você pode começar a esperar pra chegar. Demora algumas semanas, ainda mais porque o pedido vem da Europa, então seja paciente. Teve um CD do Ubuntu 9.10 que eu pedi quando tinha acabado de sair, e ele só chegou depois que o Ubuntu 10.04 já tinha saído. Mas isso também depende dos Correios da sua cidade. Como eu já disse, o serviço é gratuito e eu comprovo! Eu já pedi 4 CDs e eles chegaram sem custo algum! Mas você não escolhe que versão vai querer, por enquanto você só vai poder pedir o CD do Ubuntu 10.10.

Desses modos, eu recomendo você baixar, porque você pode não gostar de ter que esperar o CD chegar pra usar. Mas se você não tiver uma internet boa, peça um CD ou peça para qualquer amigo seu que tenha internet boa baixar pra você ou então baixe de uma Lan House. 8D

1.3 – Imagem .iso

Se você baixou a “imagem .iso” do site, deve estar se perguntando o que fazer com ela agora. Você deve então pegar essa imagem e gravar num CD, mas tem um processo apropriado pra isso! Não pegue um CD qualquer e arraste o arquivo pra lá não! Não, pra isso você precisa de um programa próprio para isso. Eu recomendo o ImgBurn. Mas tenha certeza de que você tenha um gravador de CD, leitor de CD é diferente de gravador de CD. Eles podem estar no mesmo aparelho, mas só porque um aparelho lê CD não quer dizer que ele também grave CD. Então, certifique-se de que seu aparelho grave CD! Baixe o imgBurn e instale. Então, pegue um CD virgem e insira no drive. Abra o ImgBurn. Está em inglês, mas eu vou lhe ensinar a usá-lo.

Selecione uma das seis funções neste excelente e gratuito software para gravação de CD/DVD e criação de arquivos de imagem

Clique em Write Image File to Disk.

Clique naquilo que está circulado em vermelho (Please Select a file…) e procure pelo arquivo do ubuntu que você baixou. Depois de selecionado clique no que está circulado em azul que é justamente gravar a imagem no disco. Pode demorar um tempo e eu recomendo você fechar todos os outros programas em execução porque esse programa requer muita memória e pode travar. Quando ele acabar de gravar, ele irá ejetar o CD e tocar uma musiquinha.

Claro, você pode escolher o programa que quiser, mas eu estou ensinando a usar o programa que eu uso pra gravar CDs e DVDs. Se você estiver usando Linux, use o Brasero ou K3B, são dois ótimos programas.

1.4 – Instalando o Ubuntu 10.04

Calma, eu também vou ensinar a instalar o Ubuntu 10.10, mas por enquanto o 10.04. Existem duas maneiras de se instalar o Ubuntu. Uma é pelo WUBI, que é a instalação direto pelo Windows, e a outra é a instalação através do Live CD. Tenho alguns sites que podem te ajudar com isso: http://compdicas.kabunzo.com/2008/09/29/wubi-como-instalar-o-linux-sem-mexer-no-windows/http://andregondim.eti.br/?p=265.

Agora, para a Instalação do Ubuntu através do Live CD, aqui tem um tutorial perfeito, apesar de ser para uma variação do Ubuntu 10.04 (não muda em nada) para te ensinar melhor que eu: http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=49:instala-ubuntu-custom&catid=38:instalacao-ubuntu&Itemid=27

(Eu pretendia ensinar, mas como achei esse tuto, achei melhor que ele lhes ensinasse)

1.4.1 – Instalando o  Ubuntu 10.10

Para instalar o Ubuntu 10.10 é necessário também ter o CD em mãos. E, novamente, achei um tuto COMPLETINHO de como instalá-lo, e esse tuto é muito melhor do que o que eu pretendia fazer: http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-10-maverick-meerkat

Está em Português-Portugal, mas dá pra entender certinho. É um tuto realmente nota 1000 e ensina o básico do básico do básico. O povo do Ubuntued merece nota 1000.

Continua…

Deixe um comentário