Instalando Máquinas virtuais

Máquinas virtuais são simplesmente, máquinas que executam Sistemas Operacionais sem desligar o seu sistema existente. Instalando o sistema por cima do outro. É muito simples esse conceito. Uma pequena desvantagem é a velocidade, pois o sistema estará rodando por cima de outro.

Você pode executar qualquer sistema operacional por cima de outro sistema. Por exemplo: Tenho apenas o Ubuntu instalado no meu PC e quero o Windows, mas não quero perder o Ubuntu e não quero um dual-boot. O que você faz? Instala uma máquina virtual! Que máquinas virtuais eu instalo? Existem dois programas emuladores que fazem muito bem esse trabalho. O VMWare player e o VirtualBox!

Quer saber como instalá-los? Então lá vai!

VMWare Player

Vá no site http://www.vmware.com/products/player/ e faça o Download do VMWare.bundle, que é mais recomendado. O arquivo .rpm só serve para Linux baseados no Red Hat, tipo o Fedora, OpenSUSE, etc. Você também pode converter o .rpm para .deb, mas não vai adiantar porque de um jeito ou de outro você vai ter que instalar pelo .bundle.

Após baixar o arquivo .bundle da versão mais nova do VMWare, abra o terminal e entre como root (sudo su para usuários Ubuntu). Arraste o arquivo para o terminal e irá aparecer onde ele está entre ‘ ‘. Aperte “Enter” e comece o processo de instalação.

Agora é só olhar no Menu Aplicativos > Sistema e lá estará o VMWare Player.

VirtualBox

Existem 2 jeitos de se instalar o VirtualBox no Ubuntu. Abrindo o Adicionar/Remover Programas e procurando pelo VirtualBox. Esse pode ser o método mais fácil, mas saiba que estará instalando uma versão antiga do VirtualBox.

Para instalar uma versão mais nova, entre nesse site: http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads e baixe o pacote de acordo com a sua distribuição.

Feito isso é só abrir o pacote e clicar em Instalar Pacote. Pronto!

O VirtualBox aceita qualquer arquivo .iso ou .vmx (do VMware). Porém, o VMWare Player só aceita arquivos .vmx e .vmdx.

Se quiser testar sua máquina virtual, vá em frente! No Virtual Box você não pode se esquecer de configurar tudo antes de usar.

Deixe um comentário